Milhares de concorrentes de 48 países participam nos mundiais de Agility em Abrantes

0

Os campeonatos mundiais de Agility e o Open Europeu vão realizar-se em julho, em Abrantes, reunindo cerca de 2.500 cães e seis mil acompanhantes de 48 países. O evento inclui quatro das cinco provas mais importantes da modalidade: o Campeonato Mundial Júnior e Sénior, o Open Europeu e o Mundial de Border Collies.

O Agility é um desporto de destreza canina onde os cães percorrem obstáculos sob orientação dos donos. O evento terá grande impacto económico na região, estimando-se um movimento superior a 10 milhões de euros. A logística, especialmente o alojamento, será um desafio, com hotéis e campismo provisório para os participantes.

Os campeonatos europeus e mundiais de Agility vão contar com a participação de binómios (dupla homem/cão) de países como Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Chéquia, Suécia e Noruega, entre outros, com Portugal a estar representado por 16 concorrentes.

As provas decorrerão entre 9 e 27 de julho na Cidade Desportiva de Abrantes, com cerca de 80 voluntários envolvidos. Portugal terá 16 concorrentes entre participantes de países como EUA, Brasil e Alemanha. O Open Europeu, adiado devido à pandemia, foi reagendado para julho de 2025, consolidando a importância do evento.

A Câmara de Abrantes, “além de dar apoio e disponibilizar o espaço, irá ajudar a criar condições para que, à volta do estádio, nos espaços de estacionamento e áreas circundantes, seja criado um parque de campismo provisório onde poderão ficar cerca de 350 roulottes, autocaravanas e tendas durante os dias em que decorrem as provas”, acrescentou.

Nessa altura, a organização perspetiva um movimento acima dos dois milhões de euros (ME) na zona de Abrantes, e nos concelhos limítrofes que poderá alcançar perto dos 10 ME de movimento, porque os concorrentes vão estar por cá, e alguns irão participar em todos os campeonatos. Tudo indica que os alojamentos vão esgotar na região, entre os dias 09 e 27 de julho, aproveitando a gastronomia e o bom tempo que o país oferece.

Longe vão os tempos, em que os pavilhões da FAI, em Tomar, recebiam anualmente a Exposição Nacional de Canicultura, onde se realizavam também provas nacionais de Agility. Uma exposição que atraía muitos visitantes e criadores de cães.

C/Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.