Águas do Ribatejo assinala Dia Mundial da Saúde Ambiental

A efeméride pretende sensibilizar o mundo para a ligação que existe entre o ambiente, a saúde e a economia.

0 219

A ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) assinala a data com o contributo de Susana Paixão, Presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental (ver vídeo).

A AR realiza diariamente dezenas de recolhas de amostras para análises em laboratórios acreditados que lhe permitem controlar a qualidade da água para abastecimento, mas também a qualidade da água tratada
que descarregamos nas linhas de água após tratamento na ETAR.

Segundo a Direção Geral de Saúde DGS, a efeméride pretende sensibilizar o mundo para a ligação que existe entre o ambiente, a saúde e a economia, assim como para a importância de investir em soluções de recuperação económica verdes e saudáveis.
A saúde ambiental investiga e trabalha os fatores físicos, químicos e biológicos exógenos ao homem que afetam a sua saúde.

A comunidade científica e académica tem dado enormes contributos para melhorar o ambiente e desta forma reduzir o risco para a saúde. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), desenvolve várias atividades e trabalhos nas áreas da avaliação da qualidade da água.

RESERVATORIO DE PARCEIROS 4
Reservatório de Parceiros

Segundo a Águas do Ribatejo a empresa tem feito um enorme investimento na qualidade e segurança da água com que abastece mais de 140 mil pessoas nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

A AR é uma das três entidades nacionais envolvidas no projeto internacional de investigação AQUIFER – Instrumentos inovadores para a gestão integrada de águas subterrâneas num contexto de escassez crescente de recursos hídricos.

ETA ALPIARCA 11
ETA de Alpiarça

Com o estudo prévio dos solos onde captam água, bem como o comportamento dos aquíferos e uma adequada monitorização, pretende simplificar e melhorar a tomada de decisão e a escolha de soluções mais seguras e amigas do ambiente permitindo uma melhor rendibilização dos recursos ambientais e financeiros.

A Direção Geral de Saúde recorda a importância da segurança e da monitorização da qualidade dos recursos aquíferos para reduzir o risco de doenças transmitidas através da água.

ETA ALPIARCA 2 1
ETA de Alpiarça

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.