Caudais dos rios causam constrangimentos em Abrantes, Constância e Torres Novas
Proteção Civil já ativou plano de cheias no Tejo
A subida dos caudais do rio Tejo nas últimas horas levou a Proteção Civil a ativar o Plano Cheias na Bacia do Tejo, em nível amarelo. O plano foi ativado pela Comissão Distrital de Proteção Civil na noite desta segunda-feira.
De acordo com a Proteção Civil “a manutenção dos caudais com valores perto dos 2000 m3/s na soma dos caudais das barragens, desde as 19h00 de 10 de março, constitui-se como fator de risco significativo no galgamento das margens do rio Tejo e consequente cheia.”
De acordo com a Proteção Civil para além da submersão de áreas adjacentes às margens, verifica-se no Município de Torres Novas a submersão da Estrada Municipal Nº 570 – Riachos; no Município de Abrantes a submersão da Estação de canoagem em Alvega, submersão da Alameda de Igreja de S. Miguel e submersão da Estrada Municipal Nº 575-1 – Arrifana; e no Município de Constância a submersão da E.M. Tramagal/Santa Margarida e submersão de 80% do parque de estacionamento de Constância.
Depois há ainda na Lezíria do Tejo vários Municípios com outros constrangimentos, como Coruche, Benavente, Cartaxo e Golegã.