Constância homenageia Camões com mercado quinhentista e recriação histórica

A parti de hoje até sábado.

0 480
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A Câmara Municipal de Constância promove, entre esta quinta-feira e sábado, as XXV ‘Pomonas Camonianas’, iniciativa que visa homenagear Camões e a sua ligação à vila, coincidem com as comemorações do Dia de Portugal.

A iniciativa é organizada pela Câmara de Constância, Casa Memória de Camões e agrupamento escolar local e envolve toda a vila na recriação de um mercado quinhentista, retratando a época em que viveu o poeta, e na exposição e venda dos frutos e flores que mencionou nas suas obras, líricas e épicas.

Segundo a Câmara de Constância, as ‘Pomonas Camonianas’ representam “uma afirmação cultural do concelho a nível nacional, um evento organizado pela comunidade muito sentido e vivenciado”, e cujo objetivo é “celebrar a história, a presença e a ligação do maior poeta português a Constância, uma ideia transmitida secularmente pela tradição oral”, representando um investimento na ordem dos 15 mil euros.

Assinalam-se este ano, os 450 anos da publicação d’ “Os Lusíadas”, Constância vai assinalar a data com a primeira iniciativa das XXV ‘Pomonas Camonianas’ dinamizando hoje à noite noite, entre as 21h00 e as 23h00, o evento “Brincar ao Teatro: Comemoração dos 450 anos da I edição d’ ‘Os Lusíadas’ – 450 passadas”, pelos alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões.

Constância tem com Camões uma antiga e enraizada relação, fundada na plurisecular tradição de que terá vivido na vila durante algum tempo e tendo ali escrito parte da sua produção poética.

Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido a casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões para perpetuar a memória do poeta nesta vila ribatejana.

vvvvvEm Constância, existem ainda o Monumento a Camões do mestre Lagoa Henriques e o Jardim-Horto Camoniano, desenhado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles, que apresenta a maior parte das plantas referidas por Camões na sua obra e é considerado um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.

indicevv

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.