Curiosidades: Sabe quem foi Maria Mil Homens?

Inaugurada estátua em Samora Correia

0 284

 

mil homens 1 1140x630 1
No dia da inauguração da estátua a Maria Mil Homens

 

O Correio do Ribatejo dá-nos conta que foi inaugurada no início deste mês de dezembro, (dia 4) na cidade de Samora Correia, que integra o concelho de Benavente, no distrito de Santarém, a estátua de homenagem à cavaleira Maria Mil Homens, natural daquela cidade ribatejana.

“Maria d´Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nasceu em Samora Correia, em 3 de dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco Mil Homens, nas atividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a atuar formalmente.

Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”, daquela cidade”.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.