Mação atrai projeto piloto de 1 milhão de euros

0 447
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Realizou-se hoje a assinatura do protocolo que formaliza a parceria entre o Município de Mação e o Museu Experimenta Paisagem (MEP), no âmbito do Landscape Together.

Landscape Together é um projeto europeu no valor de 1 milhão de euros, promovido pela MAG – Marques de Aguiar, que visa incrementar e consolidar a cultura no interior de Portugal, sendo o Museu Experimenta Paisagem (MEP) o seu veículo impulsionador. A cerimónia está agendada para a Câmara Municipal de Mação.

Durante a cerimónia, foi ainda apresentado o Manual de Boas Práticas TOOLKIT que explica o processo de construção do abrigo de madeira de 36m2 em dois dias, e apresenta uma novidade aos presentes, a primeira sauna da Noruega feita exclusivamente com cortiça portuguesa.

Após a formalização da parceria, está prevista a desmontagem do abrigo contruído em setembro, por 25 estudantes de arquitetura das Faculdades do Porto, Lisboa, Coimbra e Évora, com recurso a pinho nacional.

Este abrigo temporário em Mação foi construído na segunda edição do Cortiçada Art Fest, resultante da iniciativa bilateral Experiment Land Stage, uma parceria entre Portugal e a Noruega.

O Município de Mação junta-se assim aos dezassete parceiros internacionais do Landscape Together, entre os quais os municípios de Idanha-a-Nova, Oleiros, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Sertã.

Sobre o Landscape Together

É um projeto europeu financiado pelo Criative Europe, que envolve a cooperação de 17 parceiros internacionais e um território piloto no centro de Portugal. Entre 2023 e 2026, o projeto irá criar um diálogo entre património e a arte contemporânea no território piloto, através de uma rede transdisciplinar de especialistas que trabalham em Programas Educativos e Mediação Cultural, Desenvolvimento Ambiental, Design Sustentável e Comunicação.

Sobre o Experiment Land Stage

Uma iniciativa que junta estudantes, arquitetos, cidadãos, técnicos, empresários e políticos para criar e testar novas soluções de utilização de madeira e cortiça para criar melhores objetos e espaços para viver, aumentando a qualidade de vida das comunidades portuguesas e norueguesas.

Sobre o Museu Experimenta Paisagem

Proveniente do trabalho de desenvolvimento territorial no interior do país, promovido pelo Atelier MAG – Marques de Aguiar (Porto), é um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático, enraizado na participação das comunidades locais.

Sobre a MAG – Marques de Aguiar

É um escritório de arquitetura e urbanismo, sediado no Porto, que desenvolve projetos de transformação territorial, obras de arquitetura, design e curadoria.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.