Mais de 1.700 militares de cinco países participam no exercício militar Orion, em Santa Margarida

Portugal vai comandar, pela primeira vez, esta força multinacional de reação rápida da União Europeia, sendo um marco histórico para o Exército Português.

0

Mais de 1.700 militares de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha participam, de 5 a 16 de maio, no exercício Orion25, em Santa Margarida, para certificar uma força multinacional de reação rápida da União Europeia (EUBG), comandada pelo Exército português.

Este é o maior exercício terrestre da força europeia e visa testar a integração e interoperabilidade das tropas para missões de estabilização e resposta a crises em ambientes não permissivos.

Portugal, através da Brigada Mecanizada, assume pela primeira vez o comando do EUBG, sendo este exercício um marco histórico. Além do Campo Militar de Santa Margarida, o treino envolve também áreas urbanas próximas. A força, composta por elementos das três áreas militares (Exército, Marinha e Força Aérea), entrará em prontidão inicial em julho de 2025 e total em janeiro de 2026. No dia 15 de maio haverá uma demonstração de capacidades e um exercício com fogo real.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.