Castelo de Ourém reabre ao público a 27 de julho

Obras de reabilitação custaram mais de dois milhões de euros

0 341

O Castelo de Ourém vai reabrir as suas portas ao público no dia 27 de julho, após um investimento superior a 2.1 milhões de euros (com financiamento de 1.671.380,58 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) que possibilitou a reabilitação do Castelo e do Paço dos Condes e a sua adaptação para espaços museológicos.

A cerimónia protocolar de reabertura do Castelo de Ourém vai decorrer a partir das 15h00 do dia 27 de julho, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e até 1 de agosto será disponibilizada uma programação cultural de excelência repleta de música, performances e atividades, com acesso gratuito.

O projeto de requalificação do conjunto monumental constituído pelo Castelo, Paço dos Condes e envolvente, consagrado Monumento Nacional desde 1910, foi apresentado há cerca de três anos, na sequência da celebração do protocolo de cooperação firmado entre a Fundação da Casa de Bragança (proprietária do monumento) e o Município de Ourém (responsável pela sua tutela). Enquanto cartão de visita de destaque do concelho de Ourém, o protocolo definia a necessidade de requalificar este símbolo histórico da região e do país, melhorando as suas condições e acessibilidades, para usufruto de todos aqueles que visitem a Vila Medieval de Ourém.

A requalificação contemplou trabalhos de conservação e restauro de todo o conjunto patrimonial, a implementação de um espaço museológico e a construção de dois passadiços (um recriando aquele que originalmente ligava o Paço dos Condes aos Torreões e outro ligando a Torre Dona Mécia à Torre Nordeste), entre outros melhoramentos ao nível das acessibilidades.

Cartaz Reabertura do Castelo de Ourem 738x1024 1
Cartaz Reabertura do Castelo de Ourem

A reabertura do Castelo de Ourém terá como complemento um vasto programa cultural que decorrerá entre 27 de julho e 1 de agosto. Nestas datas, os visitantes poderão desfrutar da instalação musical “Gamelão de Porcelana e Cristal” e do espetáculo de artes visuais “Friction”, experiências de acesso livre e gratuito. Ainda no dia 27, a partir das 21h00, o Castelo de Ourém recebe a performance “Baile dos Candeeiros”, espetáculo que encerra as celebrações do dia de reabertura.

No dia 28 de julho será a vez da dupla Dj Ride e Stereossauro, com o projeto “Beatbombers”, animarem a Vila Medieval de Ourém a partir das 21h00, e no dia 29 os sons da trompete de Jéssica Pina inundarão o Castelo de Ourém a partir das 18h00.

Por fim, a harpista espanhola Angélica Salvi apresenta o seu espetáculo no dia 30 de julho, novamente a partir das 18h00. Todos os espetáculos integrados no programa cultural de reabertura do Castelo de Ourém são de acesso gratuito mas carecem de reserva de bilhete na Bilheteira do Teatro Municipal de Ourém, exceto o acesso ao “Gamelão de Porcelana e Cristal” e ao espetáculo de artes visuais “Friction”.

Após a reabertura, o Castelo de Ourém estará disponível para visitas entre as 10h00 e as 18h00, de terça a domingo.

Fonte: CMO

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.