Saiba quais são as medidas que Ourém vai implementar para poupar energia

Plano de Poupança de Energia 2022-2023.

0 212

Foi aprovado na passada segunda-feira, em reunião da Câmara Municipal, o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, referente ao concelho de Ourém. Este documento estabelece um conjunto de medidas preventivas que permitem fazer face à atual situação e a eventuais disrupções futuras, tendo sempre em vista a garantia da segurança de abastecimento de energia. As ações apresentadas irão traduzir-se numa poupança financeira anual de 125 mil euros.

São definidos um conjunto alargado de medidas de redução do consumo energético através de medidas de ajuste do horário da iluminação pública, assim como de locais como as Rotundas de Ourém e Fátima, parque da cidade António Teixeira e Jardim Municipal Le Plessis-Trévise e outros edifícios sob gestão municipal. De 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, serão também ajustados os períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18h00 e as 24h00.

O plano contempla também medidas de redução do consumo energético em piscinas e complexos desportivos. Serão adotadas medidas de regulação da temperatura da água das piscinas e diminuição na temperatura de aquecimento ambiente, assim como a regulação do caudal das torneiras e chuveiros para assegurar as necessidades sem desperdício de água.

Para além destas, o plano inclui ainda um conjunto de ações com investimento que passam pela substituição da iluminação interior por tecnologia LED em edifícios e estruturas municipais, bem como a implementação de sistemas de gestão para racionalização de consumos em edifícios da esfera municipal.

Para além das medidas anteriormente referidas, o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 de Ourém emite ainda um conjunto de recomendações a entidades externas e a munícipes, tais como:

– Desligar iluminação de faixas, lonas, estandartes publicitários e cartazes na via publica e edifícios a partir das 22h00 no período de inverno e a partir das 23h00 no período de verão;
– Desligar iluminação de montras e similares após o encerramento do estabelecimento;
– Desligar iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.