Vila Nova da Barquinha mostra exposição: «O Império do Divino Espírito Santo no Médio Tejo»

Será inaugurada amanhã dia 9 junho, no Centro de Interpretação Templário Almourol

0 51

 

unnamedm kkkk

 

Refira-se que o Centro de Interpretação Templário Almourol é o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos templários. No mesmo edifício funciona também a Biblioteca – Arquivo Templário, que dispõe de um vasto acervo literário dedicado a este tema, fruto das doações de Teresa Furtado e de Manuel J. Gandra.

 Sobre o Espírito Santo:

O Espírito Santo é celebrado conjuntamente por judeus e por cristãos, cinquenta dias depois da Páscoa, na festa dos Tabernáculos e do Pentecostes, respetivamente. Entre cristãos a solenidade tem oitava privilegiada e inaugura um período novo no ano eclesiástico, prolongando-se durante 24 semanas, até ao primeiro Domingo do Advento (obrigatoriamente entre 27 de novembro e 3 de dezembro).

O Pentecostes também é denominado Páscoa Rosada, comemorando a descida do Fogo do Consolador, ou Paracleto, sobre os Discípulos, consoante a narrativa dos Atos dos Apóstolos (II, 1-4). Depois da Ascensão aqueles regressaram ao Cenáculo e ali esperaram em oração, durante 9 dias, a realização da promessa de Jesus.

No décimo dia, seriam 9 horas da manhã: “[…] de repente veio do Céu um estrondo como de vento que assoprava com ímpeto e encheu toda a casa onde estavam assentados.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.