VN Barquinha comemora Dia Nacional dos Centros Históricos

Dia 29 de março, no centro histórico da sede de concelho.

0

O Município de Vila Nova da Barquinha vai celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de março) no próximo dia 29 de março, no centro histórico da sede de concelho. A iniciativa pretende considerar a riqueza cultural e histórica que define a identidade daquela que é conhecida como “A Princesa do Tejo”.

Com início às 15h no Centro Cultural, a atividade consiste num percurso interpretativo pelos locais históricos daquela vila ribeirinha, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada da riqueza cultural do seu Centro Histórico.

As inscrições para participar nesta iniciativa do Dia Nacional dos Centros Históricos, são gratuitas e obrigatórias, através do email turismo@cm-vnbarquinha.pt e ou do telefone 249720358.

Vila Nova da Barquinha constitui mais um local de excelentes ligações com o rio, outrora, porto fluvial importante de cuja memória resta belos edifícios do século XIX e a toponímia das suas ruas que evocam os tempos da navegabilidade do Tejo. A atual sede do Concelho remonta ao final do século XVII chama-se nessa altura “Barca”, embora alguns autores defendam a existência da povoação antes desses dados pois existiria no local um porto que efetuava a ligação para a margem esquerda do Tejo.

O aglomerado desenvolveu-se em função do rio Tejo, a partir dos finais do século XVIII, transformando-se num importante entreposto comercial absorvendo o negócio de madeiras, sal e azeite, que pertencem ao porto de Tancos.

Devido a essas ameaças económicas em 6 de novembro de 1836, foi elevado à sede de Concelho, integrando a Freguesia de Barquinha e Tancos na sua jurisdição e herdando todos os seus privilégios ao mesmo tempo que era desanexada do Concelho de Atalaia.

Em junho de 1839, um alvará de D. Maria II elevou o lugar à categoria de Vila, com o nome de Vila Nova da Barquinha, passando a integrar três Freguesias que outrora tinham sido sedes de Concelho: Atalaia, Tancos e Paio de Pelle…

A iniciativa pretende considerar a riqueza cultural e histórica que define a identidade daquela que é conhecida como “A Princesa do Tejo”.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.