708 dadores doaram sangue pela primeira vez na região do Médio Tejo em 2023

0 225
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) colheu, durante os 12 meses de 2023, 6.083 dádivas de sangue nas suas três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas. Este marco só foi possível alcançar devido ao gesto altruísta de 4.347 dadores benévolos de sangue.

Facto a assinalar foi a adesão de 708 novos dadores de sangue nos concelhos do Médio Tejo que se associaram a esta nobre causa pela primeira vez na região, dos quais 656 fizeram-no pela primeira vez na vida.

Com esta contribuição altruísta, foi possível o seguinte fracionamento de componentes sanguíneos: 5.875 unidades de concentrados de eritrócitos (glóbulos vermelhos), 814 pools de plaquetas e 726 unidades de plasma fresco congelado.

Estas dádivas beneficiaram diretamente 1.856 doentes internados nos Hospitais da ULS Médio Tejo, que permitiram transfundir 3.267 unidades de concentrados de glóbulos vermelhos. A Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes foi o setor hospitalar que mais componentes sanguíneos recebeu (935), seguindo-se a Unidade de Observação Cirúrgica da ULS Médio Tejo (com 511 componentes) e a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (com 466 componentes).

Torres Novas tem mais dadores de sangue

Grupo sanguíneo mais colhido no Médio Tejo foi o A Rh Positivo. A faixa etária mais solidária na dádiva de sangue na região foi a dos 45 aos 65 anos, registando um total 1.846 dadores durante o ano passado.

Os mais jovens mantêm-se no fim do pelotão da dádiva de sangue. A ULS Médio Tejo recebeu 449 dadores entre os 18 e os 25 anos. É, ainda assim, um crescimento de trinta por cento face ao ano anterior, mas três vezes inferior aos dadores no estrato etário dos 25 aos 44 anos (1.547 dadores). Apesar da existência de dois polos universitários em Abrantes e Tomar, houve a registar apenas 83 e 126 dadores com idade entre os 18 e 24 anos.

Fonte: ULS do Médio Tejo

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.