Gripe A «entope» hospital de Abrantes

A Unidade de Cuidados Intensivos de Abrantes atingiu ontem o limite da sua capacidade.

0 2.748
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Segundo a Antena Livre, a gripe A é a principal causa dos internamentos no Hospital de Abrantes, que atingiu ontem quarta-feira, dia 3 de janeiro, o limite da capacidade de internamento em cuidados intensivos, “com 80% dos casos a dever-se a infeções respiratórias”, indicou à Lusa fonte oficial da ULS.

“A Unidade de Cuidados Intensivos de Abrantes atingiu ontem o limite da sua capacidade, estando 10 das 12 camas ocupadas com doentes com gripe A”, indicou a mesma fonte, acrescentando que “todos eles estavam ventilados” por “insuficiência respiratória grave”.

A média de idades dos doentes em cuidados intensivos era de 55 anos, tendo os pacientes internados entre 42 e 72 anos, informou à Lusa a ULS Médio Tejo.

Já hoje o diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes, pertencente à ULS do Médio Tejo, dizia ao canal de televisão SIC que a “gripe A está a ser extremamente complicada e a colocar sob grande pressão, quer o Serviço de Urgência, quer os serviços de internamento, nomeadamente Medicina Intensiva, pela gravidade e pela jovialidade dos doentes” que acabam por criar aos profissionais de saúde outro tipo de preocupações.

Nuno Catorze, diretor do Serviço de Urgência, confirmo que os doentes internados com gripe A são muito mais jovens e com outras comorbilidades e outras doenças crónicas, “mas que pelo facto de termos uma taxa de não vacinação de 85%, que e extremamente elevada, isso acarreta depois quadros de insuficiência respiratória grave com necessidade de cuidados intensivos e de outro tipo de cuidados que muitas vezes sobrecarregam os serviços.”

O médico intensivista confirmou que já houve mortes por causa da gripe A. “São doentes que, pela sua fragilidade, acabam por não resistir às complicações causadas pelos vírus.”

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.