Crédito Agrícola

BE contra despedimentos e redução de oferta formativa no Politécnico de Santarém

Durante uma reunião entre deputados do BE e representantes do IPS

0 362

esgs 280x159 1

No passado dia 18 de dezembro, o Bloco de Esquerda reuniu com a direção do Instituto Politécnico de Santarém (IPS).

O BE tinha por objetivo ouvir as explicações do IPS sobre a sua situação financeira, as dificuldades que enfrentam e as soluções que pensam adotar para combater a suborçamentação que, segundo os próprios, se agravou em 2013.

Segundo o BE, discorda e é contra qualquer medida de austeridade que passe por despedimento de docentes ou redução da oferta educativa e da sua qualidade. Nesse sentido, criticaram o “Acordo de Legislatura”, assinado entre dirigentes de Instituições de Ensino Superior e o Governo. O Ensino Superior perdeu 1/3 do seu financiamento desde 2010, a recuperação desse montante está longe de ser conseguida a 100% e a proposta que o Governo apresentou e que os dirigentes das IES assinaram é insuficiente e representa um problema grave para o futuro próximo do Ensino Superior Público.

A comitiva do BE era composta pelos deputados Fabíola Cardoso e Luís Monteiro, e por aderentes do Concelho de Santarém. Na comitiva do IPS, estiveram presentes dois vice-presidentes e o administrador.

O BE manifestou a sua discordância quanto a qualquer medida que não passe pelo aumento do investimento público no Conhecimento, essencialmente no reforço dos mecanismos de ação social e de apoio aos estudantes, na valorização dos profissionais do setor e na capacidade de evolução científica.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.