Reabilitação Urbana – Desafios e Oportunidades vai a debate no Politécnico de Tomar
Dias 24 e 25 de maio, pelas 9.30h, no auditório Dr. Júlio das Neves – O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)
O Seminário destina-se a decisores e técnicos que desenvolvam a sua atividade no âmbito da reabilitação urbana e da eficiência energética, nomeadamente técnicos municipais, agentes políticos, comunidade científica e académica, construtores, proprietários e outros interessados nestas temáticas.
Decorre nos próximos dias 24 e 25 de maio, pelas 9.30h, no auditório Dr. Júlio das Neves – O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Seminário Reabilitação Urbana – Desafios e Oportunidades, promovido pelo Curso de Mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia do IPT.
As intervenções de reabilitação urbana que são uma forma de intervenção integrada sobre o tecido urbano, têm vindo a ser reconhecidas como um meio privilegiado para a melhoria da eficiência energética do património edificado, dos espaços urbanos e das infraestruturas.
Portugal assumiu compromissos para a redução das emissões dos gases com efeitos de estufa e para ganhos ao nível da eficiência energética, pelo que a implementação de medidas ou o aumento da eficiência energética na reabilitação fazem parte da necessária adaptação às alterações climáticas e das premissas necessárias ao cumprimento do Acordo de Paris e ao sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Seminário “Reabilitação Urbana – Desafios e Oportunidades” foi pensado neste contexto. Aborda várias temáticas quer no âmbito da Reabilitação Urbana quer da Eficiência Energética, considerando que a ligação entre reabilitação urbana e eficiência energética assume um papel preponderante em várias vertentes, sobretudo no que diz respeito ao património edificado, público e privado, energeticamente empobrecido e responsável por consumos energéticos globais significativos.