Faleceu Sérgio Ribeiro, antigo eurodeputado do PCP

Tinha 88 anos e era natural do concelho de Ourém.

0 420
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Faleceu hoje Sérgio Ribeiro, aderiu ao PCP em 1959, serviu o partido na clandestinidade  e depois do 25 de Abril de 74 desempenhou vários cargos políticos em várias instituições portuguesas.
“É com profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa do falecimento de Sérgio José Ferreira Ribeiro aos 88 anos e transmite à sua família os sentidos pêsames e a sua solidariedade neste triste momento.
Nascido em 1935, desde jovem participou ativamente no associativismo estudantil no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, de cuja Associação de Estudantes foi vice-presidente. Neste âmbito participou em atividades desportivas que eram também de oposição ao regime fascista.
Aderiu ao Partido Comunista Português em 1959. Sérgio Ribeiro passou a integrar na clandestinidade a célula de economistas do Partido, tendo desenvolvido diversas tarefas que o levaram a ser preso pela PIDE por duas vezes, no Aljube e em Caxias, tendo sido libertado deste cárcere a 27 de Abril de 1974. Participou no 2º Congresso Republicano de Aveiro em 1969 e fez parte da Comissão Nacional do 3º Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973 em Aveiro.
Após o 25 de Abril, foi deputado à Assembleia da República nos anos 80, consultor chefe da missão BIT/OIT em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e outros países africanos, tendo integrado a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho em 1974 (Genebra) como delegado governamental. Foi Diretor-Geral do Emprego. Foi igualmente deputado no Parlamento Europeu de 1990 a 1999, em 2004 e 2005, tendo sido Questor entre 1994 e 1999. Membro de várias comissões do Parlamento Europeu e do seu intergrupo para as questões de Timor-Leste. Foi ainda membro da Assembleia Municipal da Amadora e da Assembleia Municipal de Ourém e fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Integrava nos últimos anos a Comissão Concelhia de Ourém do PCP.
Eleito no XVI Congresso, integrou o Comité Central do PCP de 2000 a 2012.
Ao longo dos anos escreveu diversos livros e artigos, fundamentalmente sobre economia política.
Sérgio Ribeiro, destacado militante comunista, intelectual respeitado, com papel destacado na Revolução de Abril, teve uma vida inteiramente dedicada à luta e intervenção pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo.

O corpo encontra-se em câmara ardente no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro (antiga escola primária do Zambujal, Atouguia, concelho de Ourém) desde das 18 horas de hoje, de onde sairá pelas 14 horas de amanhã, dia 30, para o cemitério do Entroncamento, onde será cremado às 16 horas”, refere o PCP numa nota.

O Templário apresenta sentidas condolências à família de Sérgio Ribeiro.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.