Chamusca

Fogos: Quando a notícia deixa de o ser e passa a ser normal

Portugal continental sem fogos em curso às 6h30 de hoje.

0 202

Hoje pela manhã, o CR noticiava que Portugal Continental, às 6h30, não tinha qualquer fogo ativo. Aqui o paradigma da informação inverteu-se. Notícia é quando há incêndios ativos. Mas como no nosso país, infelizmente, há cada vez mais incêndios e de grande intensidade, o que parece ser normal, passou a ser notícia o facto de não haver fogos ativos.

Não devia ser assim, isto é, aceitarmos com passividade e resignação o registo de tantos incêndios que arrasam com a floresta e os meios rurais em muitas zonas do país.

Todos os anos, o flagelo repete-se em Portugal. Os governos «fingem» que tomam medidas para minorar os fogos no próximo ano, mas continua tudo na mesma. Mantém-se a plantação intensiva de eucaliptos e a falta de ordenamento florestal.

Assim, passamos a dar notícias, como a de hoje, que às 6h30 não havia fogos ativos. Porque o que passou a ser notícia é não haver incêndios.

“Às 06h30 de hoje não havia incêndios ativos em Portugal continental, num dia em que vários concelhos de sete distritos voltam a apresentar perigo máximo de incêndio rural, segundo dados da proteção civil e IPMA”.

«Notícia é tudo aquilo que acontece e não é normal acontecer!»

Isabel Miliciano

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.