Portugal não tem os melhores só no futebol. António Casalinho, bailarino do ano para a Dance Europe

Por: Isabel Miliciano

0

Numa semana em que se falou muito do maior futebolista português, considerado um dos melhores do mundo, encheram-se noticiários onde o crak português foi o protagonista, sendo valorizadas as suas capacidades de trabalho. Em paralelo foi repetido, vezes sem conta, que é um dos jogadores mais ricos do mundo.

Mas Portugal, felizmente, não é só futebol. Tem dos melhores cientistas do mundo, médicos, escritores, e muitos outros profissionais anónimos que, todos os dias, dão o seu melhor para uma humanidade mais justa, solidária e igualitária. E acredito que muitos nem ricos, monetariamente, o chegam a ser. Mas no final isso pouco importa.

Esta semana, muito poucos, ou apenas um ou dois órgãos de comunicação social, falaram de António Casalinho, o bailarino natural de Leiria.

É o grande destaque da mais recente edição da revista Dance Europe e a imagem com o bailarino de Leiria que ocupa toda a primeira página reflete a importância que a publicação bimestral lhe atribui neste número de fevereiro e março.
Não é para menos: a Dance Europe elegeu António Casalinho, atualmente no Bayerisches Staatsballett, como bailarino do ano, avança o Jornal de Leiria.

A votação pelos leitores da revista teve como ponta de partida uma lista de 10 nomes – incluindo, o de António Casalinho – escolhidos pela redação da Dance Europe, publicação que é considerada uma referência no mundo da dança.

Natural de Leiria e formado no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, António Casalinho ascendeu no final do ano passado, com apenas 21 anos, a bailarino principal do Bayerisches Staatsballett, a categoria mais importante do elenco.

Exemplo de sucesso prematuro, António chegou ao Bayerisches Staatsballett na temporada de 2021/2022 e já se tinha tornado primeiro solista (logo abaixo dos bailarinos principais) em janeiro de 2023.

Numa entrevista ao JL em janeiro de 2024, deixou claro que tem grandes expectativas para os próximos anos: “Trabalho com o objetivo de poder tornar-me num dos maiores bailarinos da história do ballet”.

Isabel Miliciano

 

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.