Hospitais do Médio Tejo registaram mais 21,3% cirurgias em 2023

Em comparação com o ano anterior.

0 518
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) registou um aumento da sua atividade em 2023. Os indicadores apurados relativamente ao ano transato indicam que foram realizadas 3.287 cirurgias convencionais (atos cirúrgicos que envolvem internamento dos utentes) em 2023, um salto quantitativo percentual de mais 21,3%, avança a instituição em comunicado.

Também as cirurgias de ambulatório realizadas nos Hospitais da ULS Médio Tejo aumentaram 4%. Analisando as cirurgias convencional e de ambulatório, foram realizadas 40 cirurgias por dia útil em 2023, mais quatro por dia útil do que em 2022, revelando o compromisso da instituição na recuperação das listas de espera cirúrgicas e na atividade suspensa e reprogramada pela pandemia de Covid-19.

Urgência Médico-Cirúrgica atende mais 5% de episódios em 2023

Segundo a mesma nota, os Serviços de Urgência da ULS Médio Tejo tiveram grande pressão assistencial durante o ano de 2023. Ao todo foram realizados 154.358 episódios de urgência (valor sensivelmente idêntico ao de 2022, com mais 221 episódios de urgência). No entanto, a urgência médico-cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes foi muito pressionada e fechou o ano que recentemente findou com perto de 51 mil episódios de urgência atendidos (mais 2.311 atendimentos do que no ano transato e um crescimento percentual de 5%). Na Urgência Básica de Torres Novas houve, também, mais um milhar de atendimentos face ao ano transato (um acréscimo assistencial de 3% face a 2022).

A ULS Médio Tejo iniciou atividade a 1 de janeiro de 2024. A criação da Instituição inseriu-se no âmbito de uma reestruturação do modelo organizativo de prestação e cuidados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, visando mais e melhores cuidados e uma relação mais próxima com a comunidade.

A ULS Médio Tejo é constituída pelo Hospital Dr. Manoel Constâncio – Abrantes; Hospital Nossa Senhora da Graça – Tomar e Hospital Rainha Santa Isabel – Torres Novas; por 35 Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários.

A ULS Médio Tejo dá resposta direta a cerca de 169.274 utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.