Vila de Rei lança concurso público para Passadiços da Cascata dos Poios
Um investimento de 320 mil euros comparticipados em 219 mil euros pelo Turismo do Centro.
O Município de Vila de Rei deu o primeiro passo para a criação de um novo atrativo turístico no concelho, ao lançar o concurso público para o desenvolvimento do projeto dos Passadiços da Cascata dos Poios. A iniciativa enquadra-se na estratégia Linha + Interior Turismo, que visa promover a acessibilidade e a valorização do património natural no território.
O projeto contempla a construção de passadiços ao longo da ribeira e junto à Cascata dos Poios, localizada a pouco mais de três quilómetros a sul da sede de concelho. O traçado irá atravessar uma zona de grande riqueza natural, composta por vales, poços, lagoas e quedas de água, mas também por elementos de valor histórico, que se pretende integrar e valorizar ao longo do percurso.
Segundo explicou o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, a obra pretende criar “um acesso mais facilitado a esta cascata, com a instalação de passadiços e de uma série de varandins para observar o vale da ribeira”. O autarca acrescentou que o percurso poderá vir a articular-se com uma futura rota do ouro e da prata, em ligação com o concelho vizinho de Sardoal.
“Será uma mais-valia para o concelho de Vila de Rei, tal como foram os passadiços do Penedo Furado, no que diz respeito à captação de turistas”, destacou. O autarca recordou ainda a forte ligação da ribeira à exploração do ouro, um tema já explorado no Museu do Fogo, em Vila de Rei, mas que poderá ganhar novo destaque com esta intervenção.
Passadiço da Cascata dos Poios vai custar 320 mil euros
A empreitada, que terá lugar num trajeto de cerca de 700 a 800 metros, representa um investimento de 320 mil euros, sendo apoiada por um incentivo de 219 mil euros. “É uma obra de grande peso financeiro para o município”, reconheceu Paulo César Luís, sublinhando, no entanto, o impacto positivo esperado em termos de turismo e valorização do património natural e cultural local.
Com a concretização deste projeto, Vila de Rei reforça a aposta em percursos pedestres e infraestruturas de lazer, consolidando-se como destino de turismo de natureza no centro do país.
Saiba mais aqui, sobre os passadiços do Penedo Furado: