O Município de Vila Nova da Barquinha assinou um protocolo de cooperação com a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O acordo foi formalizado pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel José Coimbra Mourato, e pelo Presidente da Direção/Magistério da OPCTJ, Nascimento Ferreira da Costa, estabelecendo uma parceria estratégica com vista à valorização histórica, cultural e turística do território, em particular no âmbito da herança templária existente no concelho, para que seja reconhecido com um centro de referência nacional e internacional da “pegada templária”.
O protocolo prevê a colaboração entre as duas entidades no desenvolvimento de projetos de investigação histórico-científica, produção de conteúdos informativos, promoção cultural e turística, bem como na dinamização de iniciativas ligadas ao património templário, à formação, à ação social e à solidariedade. O documento prevê ainda a realização de eventos, ações de formação e apoio técnico na elaboração de candidaturas a programas de financiamento na área da cultura e património.
A OPCTJ é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional e internacional, com cerca de 500 membros e presença organizada em várias regiões do país, incluindo Vila Nova da Barquinha, desenvolvendo atividade nas áreas social, cultural e turística, com destaque para projetos ligados ao turismo cultural e militar e à divulgação dos Templários.





