Quinta-feira, 8 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Bloco de Esquerda quer uma nova ponte entre a Chamusca e a Golegã

chamusca

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou dia 24 de janeiro último na Assembleia da República a proposta de incluir no Orçamento de Estado para 2020 a Construção de uma nova travessia do rio Tejo, entre a Chamusca e a Golegã.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda considera que esta obra estruturante para o distrito, que foi objeto de uma resolução aprovada por unanimidade na última legislatura, deve ser incluída como prioritária já para este Orçamento de Estado. (Resolução da Assembleia da República n.º 142/2018, https://dre.pt/application/conteudo/115578261, aprovada em 26 de abril de 2018).

Os Deputados do Bloco de Esquerda lanaçam ainda o desafio aos restantes partidos, em especial os deputados eleitos pelo distrito, a passar das palavras aos atos e votar favoravelmente esta proposta a incluir no Orçamento de Estado para  melhorar a vida das pessoas.

Nota justificativa:
A Ponte João Joaquim Isidro dos Reis, a chamada Ponte da Chamusca, na Estrada Nacional 243, entre a Chamusca e a Golegã, no distrito de Santarém, é a via rodoviária direta entre os dois concelhos.
As duas faixas de rodagem, ao longo dos 756 metros da estrutura de ferro, foram um enorme avanço em 1909, quando a ponte foi inaugurada e abandonadas as anacrónicas barcas que asseguravam a travessia do rio Tejo.
Cento e dez anos depois, esta ponte constitui um enorme estrangulamento que impede a fluidez do tráfego e asfixia a atividade económica da região. Tem, além disto, evidentes implicações na segurança das populações, pois já ficaram imobilizadas ambulâncias, no meio de trânsito.
O problema agravou-se desde que, em 2013, se concluíram obras de requalificação da estrutura. Hoje é ainda mais difícil a circulação e o cruzamento de camiões, sendo frequentes os bloqueios por largos períodos, com enormes filas de  viaturas de um e outro lado da ponte.
A solução definitiva do problema impõe a construção de uma nova ponte, há muito prevista num troço do IC3 que falta construir. Esta é a solução, há muito reclamada pelas populações pelas autarquias locais, cuja concretização se torna todos os dias mais premente.

ponte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque