Terça-feira, 6 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil ficará na Sertã

Em 2022, ficará situado na vila da Sertã a sede do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. A estrutura estará localizada no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários, que será alvo de requalificação para o efeito, devendo ficar pronto no mês de maio do próximo ano.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, refere que recebeu recentemente do Governo a confirmação da vinda desta estrutura para o Concelho da Sertã e mostrou-se bastante satisfeito pelo culminar das démarches desenvolvidas pela câmara municipal. À semelhança desta estrutura da CIM Médio Tejo, que ficará na Sertã, serão criadas estruturas semelhantes em todas as CIM (Comunidades Intermunicipais).

Refira-se que a criação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil decorre do Decreto-Lei 45/2019, que aprovou a nova orgânica da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil), que apresenta alterações na relação entre os diferentes níveis da administração, central, regional e sub-regional, com a instituição dos comandos regionais e sub-regionais de emergência e proteção civil.

O autarca sertaginense referiu tratar-se do regresso deste tipo de estruturas ao Concelho, recordando que o primeiro Centro de Comando Operacional do país foi instalado na Sertã, tendo funcionado de 1985 a 2002, sendo depois transferido para a sede de distrito, Castelo Branco, na sequência da reorganização administrativa dos Serviços de Proteção Civil.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque