Planos Film Festival – Festival Internacional de Curtas-metragens regressa a Tomar

De 22 a 26 de novembro no Cine-Teatro.

0 1.077
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Nesta edição, estão programadas quatro sessões competitivas onde serão exibidas as 20 curtas-metragens que integram a Seleção Oficial 2023. Uma seleção variada em estilos e géneros, com filmes provenientes de 12 países: Alemanha, China, Espanha, Irlanda, Israel, Itália, Lituânia, Nepal, Noruega, Portugal, Reino Unido e República Checa.

Para além das sessões competitivas e como já é hábito, terão lugar várias sessões especiais com a presença de convidados e de parceiros do festival. Haverá ainda lugar para um momento musical na noite de 22 de novembro.

Os LODO, abrem as hostes com um concerto cinematográfico, pensado para a primeira noite do festival. A banda de Cem Soldos, conta já com passagens por algumas salas e festivais icónicos como NOS Alive, Bons Sons, Termómetro, Sabotage, Tokyo ou Coliseu do Porto. Os seus temas contam histórias longas, sentidas em silêncio através de cordas, percussão e impulsos elétricos.

Em estreia durante o festival está também o último filme do realizador Pedro Rodrigues. “Efémera” é um documentário sobre a residência do músico audiovisual Rui Gaio no Cine-Teatro Paraíso. No filme, entre conversas ao piano sobre o processo criativo e projeções visuais, é explorada também a dificuldade de um músico emergente em Portugal fazer com que a sua música chegue ao público.

No leque dos convidados está também Mónica Santos, vencedora de dois prémios Sophia pela Academia Portuguesa do Cinema e nomeada para os Césares, pela Academia Francesa. A Realizadora traz consigo os aclamados “Amélia & Duarte”, “Entre Sombras” e os mais recentes “O Casaco Rosa”, um filme-musical político sobre um casaco sempre com alguma na manga, e “Palma” uma história com laivos surreais sobre o luto.

O Leiria Film Fest, festival parceiro, irá manter a habitual presença com uma mostra de alguns dos filmes vencedores da sua última edição.

Haverá também espaço para o público infantil com o regresso do Planinhos, que este ano conta com 5 sessões especiais, dedicadas às escolas, mas também às famílias. São esperadas cerca de 1300 crianças e muita animação.

A tudo isto acresce-se ainda uma sessão especial de curtas filmadas em Tomar e que usam a cidade como plano de fundo, e também uma sessão que celebra as 6 últimas edições do festival, com uma seleção de 6 filmes que marcaram a história do Planos.

Os vencedores das várias categorias serão conhecidos no final da tarde de sábado, 25 de novembro. Posteriormente podem ser vistos ou revistos no dia seguinte, numa sessão especial com todos os filmes vencedores, que terá lugar no domingo, 26, pelas 14h00.

De todos para todos

Nascido em 2016 da vontade de descentralizar o atual panorama cinematográfico, e de apresentar, não só a nabantinos, mas a todos os espectadores nacionais e internacionais, uma oferta eclética e de qualidade, na sua 7ª Edição o Planos traz a Tomar cerca de meia centena de curtas-metragens, muitas delas inéditas em Portugal.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.