Constância assinala o 95º aniversário de Alexandre O’Neill

Dia 19 de dezembro, às 17h00, a Biblioteca Municipal Alexandre

0 169

foto alexandre o neill

Na próxima quinta feira, dia 19 de dezembro, às 17h00, a Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, em Constância, detentora, desde 1986, da biblioteca pessoal de Alexandre O’Neill, celebra o 95.º aniversário do poeta com a atribuição dos prémios da 6ª Edição do Concurso Literário Alexandre O’Neill, dedicado às modalidades de conto e poesia.
O 6º Concurso Literário Alexandre O’ Neill, foi promovido pelo Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’ Neill, e decorreu de 4 de abril a 31 de julho do corrente ano com a temática “O’Neill: Memórias de Constância”.
A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar este grande nome da literatura portuguesa, a sua relação com a Biblioteca Municipal e com a vila de Constância, e também fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade.
A sessão contará ainda com uma apresentação da Biblioteca pessoal de Alexandre O’Neill, nomeadamente da sua importância literária e patrimonial.

Breve biografia de Alexandre O’Neill

Alexandre Manuel Vahia de Castro O’Neill de Bulhões (Lisboa, 19 de dezembro de 1924 — Lisboa, 21 de agosto de 1986), foi um importante poeta do movimento surrealista português. Era descendente de irlandeses. Tem uma biblioteca com o seu nome em Constância.

Autodidacta, O’Neill foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. É nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens A Ampola Miraculosa, mas o grupo rapidamente se desdobra e acaba.

As influências surrealistas permanecem visíveis nas obras dele, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias. Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua ação à publicidade. É da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar». Foi várias vezes preso pela polícia política, a PIDE (Wikipédia).

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.