Ourém mostra arte da coleção de Serralves de Pedro Tudela & Jorge Pinheiro – ecos, rastos, ritmos
A inauguração da exposição ocorreu ontem quinta-feira com representantes da Câmara de Ourém e da Fundação Serralves.
Paço dos Condes, na Vila Medieval de Ourém, mostra até 20 de outubro, obras de arte da coleção de Serralves de Pedro Tudela & Jorge Pinheiro – ecos, rastos, ritmos.
A exposição estabelece um diálogo entre o trabalho de Jorge Pinheiro e Pedro Tudela, artistas de diferentes gerações com linguagens plásticas muito distintas que se tocam em pontos-chave.
Concebida propositadamente para dois importantes espaços culturais do Município de Ourém, revela a forma como os artistas materializam o som e o silêncio enquanto ponto e linha, objeto e conceito, tempo e espaço, numa conjugação de pintura, desenho, escultura e instalação sonora, com obras de Jorge Pinheiro da década de 1970 em paralelo com trabalhos de Pedro Tudela dos anos 1990 até a atualidade.
A exposição reúne obras de pintura, desenho, escultura e instalação sonora, a exposição explora relações de circularidade, reciprocidade, encadeamento e contraste entre as práticas dos dois artistas, revelando como materializam o som e o silêncio enquanto ponto e linha, objeto e conceito, tempo e espaço.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Fotos: ourém.pt
Pode ler aqui: