CHUDE recebe apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

CHUDE - Centro Humberto Delgado, na Brogueira - Torres Novas

0 462
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13 fevereiro de 1965, a programação de fevereiro do CHUDE-Centro Humberto Delgado pretende ser, também, uma homenagem a todas as pessoas que foram presas, torturadas e mortas pela PIDE.

Além do programa regular do serviço educativo e das visitas acompanhadas, no dia 18 de fevereiro, às 15h, será apresentado no CHUDE o livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», uma edição da URAP-União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político, fará a apresentação do livro, que «procura dar uma contribuição para, como elementar justiça, resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres portuguesas no combate à ditadura fascista». Esta obra, além das histórias da prisão, inclui uma listagem de mulheres presas e dados estatísticos sobre as prisões e as cadeias. As ex-presas políticas Ana Abel, Bárbara Judas e Georgina Azevedo estarão presentes nesta sessão, trazendo à conversa o seu testemunho enquanto vítimas dos violentos métodos da PIDE, as suas histórias de luta e resistência.

Para participar nesta sessão é necessário fazer inscrição até ao dia 12 de fevereiro, enviando um mail para agenda.museu@cm-torresnovas.pt ou através do telefone 249 812 535.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.