Sabe o que é o “Pirilau do Frade Ambrósio”?

Saiba aqui a história deste irresistível doce conventual.

0 407

O “Pirilau do Frade Ambrósio” é um doce conventual, que foi recriado e apresentado recentemente na Feira do Tejo, na Barquinha.

Segundo Teresa Nicolau, em declarações à AL, explica que o Frade Ambrósio era uma “figura carismática” que residia no Convento do Loreto e como era natural, à época, as ordens religiosas dedicavam-se à fritura de doces conventuais. O Frade Ambrósio “foi um criador, e criou o pirilau”.

02 texto 62a740740c58f
Foto: AL

Este doce era oferecido às “noviças do Convento de Odivelas”, o Frade Ambrósio ia até ao convento “no seu barquito” até Sacavém, onde trocava para o comboio até ao convento.

“A lenda das meninas de Odivelas” surge através desta história, e “quando o Frade Ambrósio lá chegava”, com a cesta dos bolos, após tocar na “sineta” do convento, era gerada uma certa “ansiedade” entre as noviças que acabaram por batizar o bolo, “tendo em conta a forma do bolo e logicamente o seu recheio”.

“Nem a Madre escapou”, continua Teresa Nicolau ao contar que até a Madre do Convento de Odivelas entrou “na brincadeira” também ficava “muito ansiosa quando o Frade lá chegava”.

Este é um doce “conventual, com uma massa tipo brioche”, mas que Teresa confessa não poder revelar mais sobre o mesmo, a não ser uma das suas particularidades, “e que o Frade Ambrósio fez questão de juntar”, foi a marmelada. Este não é o único recheio do bolo, mas era o “que ele fazia questão de dizer” quando o oferecia, “que trazia o pirilau com a sua marmelada”.

Visualmente, o bolo apresenta uma forma fálica, sendo esta uma das “características que o fez” e o levou a ser “batizado dessa forma”.

Foi na Feira do Tejo, entre os dias 10 e 13 de junho, que Teresa Nicolau apresentou a recriação do doce conventual, o “Pirilau do Frade Ambrósio” aos visitantes de Vila Nova da Barquinha.

25577 principal 62a750d4d79a2

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.