Faz hoje 20 anos que foi inaugurada a Barragem do Carril
O projeto da barragem ficou concluído em 1993, tendo a obra da barragem sido concluída em 2001, foi inaugurada em 2002 e a rede de rega em 2004.
A 27 de fevereiro de 2002 o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, inaugurou a Barragem do Carril no concelho de Tomar.
Um projeto que se destinava ao aproveitamento hidroagrícola, a barragem foi construída na ribeira da Lousã (próximo da povoação do Carril), aproximadamente a quatro quilómetros para Este de Tomar.
A bacia hidrográfica, resultante da construção do paredão da barragem, tem 37,8 kms2 e o comprimento da respetiva barragem é de 17,9 kms.
Ao longo destes 20 anos, o projeto inicial, que previa a constituição de uma Junta de Agricultores que gerisse a gestão da água e assegurasse, em parte, a manutenção da Barragem do Carril, nunca foi cumprido na sua plenitude. Foram eleitas várias juntas que acabaram sempre por ter uma vida curta, devido a divergências e críticas dos seus elementos.
A Albufeira e infraestruturas do Aproveitamento Hidroagrícola do Carril desenvolvem-se nas freguesias de: – S. Pedro de Tomar; – União das Freguesias de Tomar (Sta. Maria dos Olivais e São João Baptista); – Serra e Junceira e – Casais e Alviobeira, concelho de Tomar, totalizando uma área beneficiada pelo projeto de 398 hectares, englobando 958 prédios rústicos, com uma área média de 0,8 ha, 614 proprietários e 550 explorações agrícolas.
O projeto da barragem ficou concluído em 1993, tendo a obra da barragem sido concluída em 2001, foi inaugurada em 2002 e a rede de rega em 2004.
A rede de transporte e distribuição, composta por tubagem enterrada sob pressão gravítica, tem um desenvolvimento de 17.683 m e a tubagem tem diâmetros que variam entre 125 e 700 mm, dispondo de 75 hidrantes, 16 válvulas de seccionamento, 30 descargas de fundo e 18 ventosas e 133 bocas de rega.
O método de distribuição é a pedido, isto é, o agricultor não está sujeito a um horário de rega rígido, admitindo-se utilizações de rega localizada e por gravidade recorrendo a sulcos, com possibilidade de rega por aspersão e gota-a-gota.
Na área regada, a cultura mais relevante é milho, sendo, todavia, de referir os investimentos realizados, nomeadamente a empresa CCS-Produção de cogumelos em toros de madeira em estufa com uma produção prevista 70 a 80 kg por semana e a empresa Thomarland-Produção de morangos em hidroponia.
A Barragem do Carril está sob a alçada da Direção Regional da Agricultura Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT).
Hoje, a Barragem do Carril também é afetada pela seca, que o país atravessa, tendo o seu caudal um nível muito baixo.
[…] Faz hoje 20 anos que foi inaugurada a Barragem do Carril […]