O programa dos «Dias de Thomar» começou hoje, dia 13 de fevereiro e prolonga-se até dia 8 de março, assinalando duas das mais importantes datas históricas do concelho: a elevação a cidade em 1844 (a 13 de fevereiro) e a fundação do castelo em 1160 (dia 1 de março).
Como é habitual, este período, para além das cerimónias oficiais do dia da cidade, será marcado por um conjunto significativo de iniciativas de ordem cultural, desportiva, escolar e social.
O ponto alto será no dia 1 de março, que este ano calha a um domingo, com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais pelas 10 horas da manhã, seguindo-se, às 11, a sessão solene da Assembleia Municipal no Cine-Teatro Paraíso, que inclui a homenagem a pessoas e instituições com um papel relevante para o concelho.
Este ano serão distinguidos com a medalha de honra do Município Maria João Morais, Eugénio de Almeida, Tuna Templária, Agrupamento de Escuteiros nº44, Manuel Baptista da Conceição (a título póstumo), Estrelas de Tomar, Luís Graça e Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. A medalha de altruísmo municipal será atribuída a António Rosa Dias e a Rui Costa. A medalha de valor municipal a Appio Sottomayor, João Godinho Granada, Urbano Rei, Augusto Bento Moucho, António Jacinto Ferreira (a título póstumo), António Gomes Branco e Manuel Marques Brito. E a medalha de mérito municipal será entregue a Carolina Feliz.
Este dia contará ainda com a cerimónia comemorativa do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, às 16 horas no quartel e com um concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar, pelas 18 horas no Cine-Teatro Paraíso.
Mas os Dias de Thomar começaram hoje a 13 de fevereiro com a apresentação nas escolas do livro “Imagina um Tesouro”, destinado aos alunos do 2º ciclo. Nessa mesma data, 17 espaços de restauração e cafetaria do concelho deram início ao Tomar à Prova, rota de tapas e petiscos que se prolonga até 1 de março.
Amanhã, dia 14, é dedicado aos enamorados e estes podem juntar aos petiscos os risos com o espetáculo “Neverending Tour” de Eduardo Madeira e Manuel Marques, às 21h30 no Cine-Teatro Paraíso.
Sábado dia 15, a Tenda do Mercado Municipal recebe das 10 às 17 horas o XXI Encontro Nacional de Colecionadores, enquanto no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar decorre das 8 às 21 o V Toneca Acro Cup, torneio de ginástica acrobática que se prolonga por domingo no mesmo horário.
O desporto volta a marcar presença no programa no fim de semana seguinte, também no Pavilhão, das 9h30 às 19h00, com a realização do Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim, mas também no dia 27, pelas 17h30, com a inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar, sedeado igualmente naquele local.
29 de Fevereiro é um dia que merece celebração especial, pela sua raridade, e isso mesmo acontecerá nesse sábado, em que o Complexo Cultural da Levada abre as portas às 15 horas para o lançamento do livro infantil “Tomar e os Templários” de Carlos Trincão antes de, duas horas depois, ali ser inaugurado o espaço museológico da Central Elétrica de Tomar. Este espaço será depois visitável durante o dia seguinte, 1 de março, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.
Mas ainda a 29, a noite será de festa com muita música. É mais uma das Noites na Tenda com “About the 90’s” a bombar das 22h30 às 4 da manhã.
Do dia 1 de março já falámos. Resta o programa do derradeiro fim de semana, com três iniciativas diversificadas: no sábado, 7, das 9 às 18 horas, o II Torneio do Jogo do Pau Português (no Pavilhão D. Nuno Álvares Pereira); nesse mesmo dia entre as 15 e as 19, a Rota das Adegas nos espaços aderentes do concelho; e no domingo, 8, a partir das 9h30 da manhã, com partida para as diferentes categorias na Praça da República, a rainha das provas de atletismo tomarenses, 3 Léguas do Nabão.