Fábrica da FUSO no Tramagal comemora 60 anos de existência

A fábrica do Tramagal funciona como centro de produção da FUSO Canter e eCanter para os mercados europeus.

0 538
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Inaugurada em 1964, a fábrica da FUSO é atualmente o maior empregador da região e o terceiro maior fabricante automóvel em Portugal. Em 2023, a fábrica construiu e entregou cerca de 12.000 camiões a clientes, superando o volume de produção pré-pandémico e estabelecendo um novo recorde histórico de produção.

Paulo and Miguel, terceira e quarta geração da família Simão na fábrica
Paulo e Miguel, terceira e quarta geração da família Simão na fábrica

A unidade fabril do Tramagal comemora este ano 60 anos de uma longa história, num legado marcante não só para a região como para a indústria portuguesa.

“A paixão e o alto nível de qualificação dos nossos trabalhadores são surpreendentes”, disse o CEO
da fábrica, Arne Barden. “E com o eCanter, impulsionamos a transformação – ao mesmo tempo, o nosso conhecimento e herança passados guiar-nos-ão pelo futuro.”

A linha de montagem do Tramagal
tem sido o lar de gerações de trabalhadores

Nesta unidade não é incomum que a ligação à empresa se estenda por várias gerações, existindo casos de trabalhadores que são a terceira e quarta geração da família na fábrica.
“Assistimos a muitas mudanças ao longo do tempo, mas no final ainda estamos aqui a fabricar camiões”, disse Paulo Simão, responsável pelo Departamento de Compras, cujo pai e o avô trabalharam na fábrica. Atualmente o seu filho, Miguel Simão, trabalha na área da manutenção industrial.

Manuel Simão, Desenvolvimento de peças, foi a segunda geração da família Simão na fábrica
Manuel Simão, Desenvolvimento de peças, foi a segunda geração da família Simão na fábrica

Nestes 60 anos de atividade, mais de 260.000 unidades foram fabricadas no Tramagal – incluindo o Canter ligeiro da FUSO, que a fábrica começou a produzir em 1980. Hoje os veículos montados no Tramagal são enviados para 32 mercados europeus.
Para a comemoração do 60º aniversário serão convidados colaboradores e familiares, numa data ainda a anunciar e onde poderão desfrutar de atividades oferecidas pela empresa.

História da unidade fabril

Inauguração da fábrica em 1964
Inauguração da fábrica em 1964

A unidade fabril do Tramagal foi fundada em 1964 através de uma joint venture entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante francês de camiões Berliet.
A atividade iniciou-se com a montagem de CKD (complete knocked down) para a Mitsubishi Fuso em 1980. Durante os anos seguintes produziu-se para o mercado português o camião ligeiro FUSO Canter, o camião médio Fuso, a pick-up Mitsubishi L 200, a van L 300 e o jipe Pajero.

Em 1990, a fábrica foi adquirida pela importadora portuguesa Mitsubishi Motors Portugal.
Em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation assumiu a fábrica e decidiu concentrar a produção no FUSO Canter. Tornou-se parte da Daimler AG em 2004, depois do grupo alemão adquirir a participação maioritária da Mitsubishi Fuso.
A instalação produz o FUSO eCanter desde 2017 e a produção em massa começou em 2023.

Vista aérea
Vista aérea
Um modelo para a produção sustentável

Em 2022, a fábrica do Tramagal alcançou a neutralidade de CO2 nas suas operações, graças à produção local de eletricidade verde, eletrificação da frota interna, projetos de eficiência energética, entre outras medidas. A unidade tem como objetivo tornar-se numa fábrica positiva em CO2 para o clima, contribuindo para a redução de mais emissões de CO2 da atmosfera do que aquelas emitidas pelas operações da fábrica.
A linha de montagem da FUSO no Tramagal é um exemplo de como trabalho árduo, inovação e sustentabilidade podem ser combinados para criar um futuro melhor para todos.

Fonte: Diogo Roque
Assistente Executivo CEO (TA/OE)

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.