Ourém, Alcanena e Tomar iniciam programa para desenvolvimento de ideias de negócio na atual conjuntura

0 441

Ourém, Alcanena e Tomar são as localidades onde vai iniciar o Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”, iniciativa que pretende ajudar os empreendedores a encontrar uma ideia de negócio viável e a implementá-la no mercado na atual conjuntura. A iniciativa – de participação gratuita – dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio. Dia 31 de março, o programa inicia já na Startup Ourém.

Com um conceito ligeiramente diferente dos anteriores programas, este tipo de programa de aceleração dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio, sendo objetivo do mesmo criar e identificar ideias no contexto de incerteza recorrendo a três modelos de pensamento e avaliação do contexto atual.

O programa de aceleração é, assim, composto por três módulos / sessões presenciais: “Scenario Planning”, onde os empreendedores serão impelidos a fazer um exercício de planeamento de negócios e reflexão/antecipação de potenciais cenários, explorando panoramas negativos e positivos; “Design Thinking”, painel de debate e pensamento crítico de temas a definir em função das prioridades do projeto e região, que possam levar ao encaminhamento e propostas de soluções, potenciando o desenvolvimento das ideias ainda embrionárias; e “Focus Group”, que pressupõe o envolvimento de empreendedores no debate de soluções/produtos a alinhar com as necessidades da indústria e do mercado, bem como possíveis roadmaps e fatores críticos de sucesso para a sua possível implementação.

Prevê-se a realização de três edições do programa “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”. O primeiro realiza-se na Startup Ourém, nos dias 31 de março, 12 e 14 de abril, o segundo, realizar-se-á na Startup Alcanena, nos dias 11,13 e 19 abril, e o terceiro será realizado em Tomar a 18, 20 e 27 de abril.

De referir que o programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza” é uma iniciativa do projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.