Dia da Brigada de Reação Rápida comemorado em Tomar

Presididas pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte.

0 132

Decorreram nos dias 28 e 29 de setembro, na cidade de Tomar, as comemorações do 13º aniversário da Brigada de Reação Rápida (BRR), e que contaram com a presença do Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, Marco António Costa, e da Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas.

De um variado programa comemorativo dirigido à comunidade tomarense, que contemplou, entre outras atividades, um rastreio sanitário e a exposição/demonstração dos principais equipamentos usados nas unidades operacionais da Brigada de Reação Rápida, destacou-se o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, realizado na noite de 28 de setembro, na Praça da República daquela cidade, que presenteou os habitantes com uma brilhante atuação musical.

 Da cerimónia militar comemorativa, realizada no dia 29 de setembro, no Estádio Municipal de Tomar, que contou com a presença de todas as Unidades que compõe o desenho organizacional da BRR e que, à data, se encontravam no Território Nacional, releva-se o momento de receção do Estandarte Nacional que acompanhou a 3ª Força Nacional Destacada, que recentemente terminou a missão na República Centro-Africana (RCA), sob a égide das Nações Unidas, e cujo aprontamento decorreu no Regimento de Infantaria Nº 15, sediado em Tomar.

No uso da palavra, o Chefe do Estado-Maior do Exército referiu que a efeméride, já de si relevante, adquiriu um maior significado em resultado da receção do Estandarte Nacional da 3ª Força Nacional Destacada, regressada recentemente do Teatro de Operações da República Centro-Africana. Dirigindo-se aos militares e funcionários civis da BRR, o General Rovisco Duarte deixou ainda uma palavra de esperança e de ânimo, consubstanciada na certeza de que serão ultrapassados os desafios futuros, reconhecendo “em todos vós o enorme trabalho que têm vindo a ser realizado, confiante que com o vosso esforço, dedicação e empenho, esta Brigada continuará a cultivar o prestigio já alcançado, estando certo que continuarão a prestigiar o Exército e a engrandecer Portugal.

Por sua vez, nas palavras que dirigiu aos presentes, o Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional realçou o voto aprovado pelo Parlamento Português de congratulação pela coragem e profissionalismo demonstrados pelos militares portugueses em missão na RCA, “pela forma corajosa, abnegada, equilibrada e altamente profissional como os militares portugueses têm cumprido as suas missões, contribuindo para assegurar a paz e estabilidade na RCA, dignificando Portugal e as Forças Armadas Portuguesas”. 

Fonte: Exército Português

Fotos: João Flores

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.