Festival BONS SONS, só em 2022
A 11ª edição do Festival BONS SONS – que tinha data prevista de 12 a 15 de agosto de 2021 – vai ser adiado para o próximo ano, realizando-se de 12 a 15 de agosto de 2022.
Segundo o SCOCS, este adiamento acontece por diversas razões. Por um lado, há a consciência de que não estão reunidas as condições para se realizar o BONS SONS da forma como o conhecemos, como o vivemos e como consideramos que um festival desta natureza e neste local deve ser. Por outro lado, há razões bem mais positivas, a longo prazo, que justificam também este adiamento.
Em 2021 vão realizar-se, as obras de requalificação do largo (Largo do Rossio) e do centro de Cem Soldos – área ocupada pela quase totalidade do recinto do BONS SONS. Esta requalificação significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e que visitam a aldeia, melhorias nas infraestruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/eletricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento.
Para o SCOCS, trata-se de um espaço digno – virado para as pessoas, transformando, protegendo e melhorando a vivência da aldeia – que a população de Cem Soldos tanto anseia. Uma mais-valia que começou por ser pensada no seio da comunidade, envolvendo várias instituições académicas na concepção de um projeto que espelha e valoriza as tradições e dinâmicas culturais singulares, mas que permite também a criação de áreas dignas de lazer, convívio e encontro, como há muito merece Cem Soldos e os seus visitantes, que vivem a aldeia, durante o BONS SONS ou noutras alturas do ano.
Consideram ainda que o Projeto de Requalificação do Largo do Rossio e das áreas adjacentes, a cargo da Câmara Municipal de Tomar, é uma aposta na cultura, no interior do país, na música portuguesa, no voluntariado, nas aldeias, nos projetos sustentáveis e nas comunidades ativas como é o caso de Cem Soldos, que cria um festival com 80% de receitas próprias e que permite um significativo impacto sócio-económico e mediático na aldeia, na cidade e na região.
Com a consciência de que este é um período muito difícil e duro para artistas, técnicos e para todas pessoas que trabalham na área da cultura – na qual o BONS SONS se insere – acreditam, no entanto, que vão conseguir sair desta fase reforçados.
Em 2022, prometem regressar mais fortes, e mais próximos que nunca, para viver a aldeia de sempre mas ainda mais atrativa, com uma nova moldura, mais qualidade de vida, mais confiança, recebendo ainda melhor todos aqueles que a visitam – uma renovada Cem Soldos por descobrir, habitando as ruas.
Os bilhetes já adquiridos são válidos para 2022. No entanto, se por algum motivo alguém não puder estar presente, deve contactar o SCOCS através do e-mail bilhetes@bonssons.pt