Vamos apoiar a Leona, hoje em Cem Soldos

Concerto às 21 horas no teatro do Cem Soldos.

0 790
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Leona é uma pessoa de grande humanismo, que adora servir as pessoas. Cresceu muito pobre nas Bahamas. A mãe era uma mulher cristã devota que ensinou os seus filhos a serem gentis com todos, ricos ou pobres. A mãe daria o seu último pedaço de pão para quem precisasse. Leona foi moldada pelar sua mãe para acreditar que a alegria na vida vem de dar e de servir os outros.

Leona, ao longo dos anos, acolheu crianças órfãs de mãe e de pai, embora fosse uma mãe solteira que trabalhava duro apenas para sobreviver. Aos 22 anos mudou-se para Chicago, Illinois, e estudou música e recebeu elogios da crítica em diversas produções teatrais em Chicago. Mas os concertos afastaram-na dos seus três filhos pequenos, então matriculou-se numa escola de beleza e, embora tenha sido tirada da escola nas Bahamas aos doze anos, formou-se com distinção.

Lecionou em escolas de beleza, administrou salões de cabeleireiro e teve seu próprio salão, o Bahama Mama Hair Salon, onde desenvolveu uma clientela dedicada de longa data em Seattle, Washington, para onde se mudou com os seus filhos adolescentes. Nunca descansou, junto com Bahama Mama, vendeu os seus doces exclusivos das Bahamas num site chamado Island Dream Cuisine, também em vários mercados de sábado e domingo, abriu uma loja de roupas novas e usadas, From Rags to Riches.

Em Seattle, Leona continuou a servir as pessoas, cozinhava refeições para os sem-teto e cortava o cabelo de graça. Quando a epidemia da SIDA atingiu o mundo, e especialmente o seu país natal, as Bahamas, Leona sentiu que tinha de fazer algo para ajudar. As vítimas da AIDS não estavam a ser bem tratadas. Muitos viviam numa colónia de leprosos abandonada nos arredores de Nassau, a capital. O abrigo existia com alimentos recolhidos em restaurantes e supermercados, e a companhia de energia concordou em manter a eletricidade ligada ao abrigo, embora raramente tivessem dinheiro para pagar a conta.

Quando Leona soube do abrigo, numa viagem de regresso a casa, no final da década de 1990, sentiu que tinha de fazer alguma coisa, por isso deu concertos de caridade na área de Seattle durante mais de 20 anos para angariar fundos para abrigos em Nassau, Quénia e Malawi. Os seus concertos foram filmados e exibidos pela estação de televisão estatal das Bahamas, para aumentar a consciencialização sobre a epidemia e para promover um melhor tratamento e apoio ao abrigo para a SIDA em Nassau.

Ao longo dos anos, Leona escreveu e tocou música gospel e inspiradora nos EUA, Bahamas e Canadá. Cunhou a frase “Gosperation” no seu estilo musical único. Uma fotógrafa de uma revista de Nova York escreveu que ela é “uma cantora única e poderosa que sente as músicas que canta”. Durante a sua estadia em Portugal, realizou concertos angariando fundos para uma organização de apoio ao cancro e para o bem-estar animal. Também escreveu e dirigiu um videoclipe filmado em vários locais de Tomar e Peniche. Chamado “Um Mundo de Amor e Paz”, pode ser encontrado no You Tube.

Hoje vai atuar pelas 21h00, no teatro de Cem Soldos. A entrada é gratuita e serão aceites doações. Todas as receitas serão revertidas para as Associações de Pais APEECS de Cem Soldos e AMBESP de Frazoeira.

2023 Concert Cem SoldosforPRINTING (2)

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.