Festa dos Tabuleiros – 2023: Jogos Populares das freguesias já estão marcados

Veja aqui a calendarização das eliminatórias nas freguesias do concelho de Tomar.

0 1.303

A Festa dos Tabuleiros inscreve-se num ciclo de festas da época das colheitas (que talvez tenha origem nos jogos em honra da deusa romana Ceres), a qual adquire, no século XX, uma difusão espantosa (Revista Oficial da Festa dos Tabuleiros, 2015).

Ao cortejo dos Tabuleiros, “Hino de cor”, como lhe chamou o historiador Fernando Araújo Ferreira (Nini Ferreira), ponto alto dos festejos, associa-se um rico conjunto de intervenções culturais e recreativas, de que se destacam, entre outras, os Jogo Populares.

Com base em jogos de cariz vincadamente rural, eles surgem na Festa dos Tabuleiros de 1964. Eles estavam bem enquadrados no contexto da época e hoje são, a par do cortejo do Mordomo, o Tomar rural a penetrar no meio urbano. (Revista Oficial da Festa dos Tabuleiros, 2015).

Os Jogos Populares são património cultural reconhecido a nível europeu. São jogos baseados em trabalhos rurais que mostram/transmitem a cultura do povo, tal a sua identificação com o trabalho: carregamento de cestos, chinquilho, corrida de cântaros, corrida de pipas, corrida de sacos, corte de tronco a serrote, luta de tração e subida ao mastro.

Segundo Cabral (1985), “… os jogos populares são uma das mais espontâneas formas de expressão da alma de um povo”.

66003621 2307151415997452 7108222427372453888 n

 

ELIMINATÓRIAS NAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE TOMAR

É já no próximo dia 2 de abril que tem início a 1ª eliminatória dos Jogos Populares da Festa dos Tabuleiros 2023, na Asseiceira, junto às instalações da Junta de Freguesia.

A exemplo dos anos anteriores, este convívio decorrerá num ambiente de festa, onde os participantes darão o seu melhor para disputar a final no Parque do Mouchão no dia 8 de julho, a partir das 16 horas, com as restantes freguesias deste concelho.

Ao longo de várias semanas, os 22 elementos que pertencem à Comissão dos Jogos Populares, irão percorrer as 11 freguesias do concelho de Tomar, com o objetivo de dinamizar esta atividade de cariz popular.

O calendário das eliminatórias é o seguinte:

DATA FREGUESIA
2 de abril Asseiceira
22 de abril Casais e Alviobeira
23 de abril Além da Ribeira e Pedreira
6 de maio Madalena e Beselga
13 de maio Olalhas
20 de maio Paialvo
27 de maio Carregueiros
28 de maio Sabacheira
3 de junho São Pedro
4 de junho São João Batista e Santa Maria dos Olivais
17 de junho Serra e Junceira

 

tabuleiros jogos populares 2

A Comissão dos Jogos Populares

Graça Martins e José Lagarto

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.