Segunda-feira, 5 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Fim-de-semana aberto em Villa Cardílio

O Município de Torres Novas vai promover, nos dias 12 e 13 de julho, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excecionalmente a descoberto durante estes dias. O espaço estará aberto no sábado e domingo no seu horário habitual, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

A iniciativa, de participação gratuita, vai contar ainda com uma visita orientada a Villa Cardílio pelos investigadores do projeto científico «Villa Cardilium e a Romanização da Bacia Hidrográfica do Almonda», no dia 14 de julho, segunda-feira, com início às 9h15 e duração de 60 minutos.

Situada a cerca de 5 km da cidade de Torres Novas, Villa Cardílio é o principal testemunho da presença romana no concelho. As escavações arqueológicas no local foram iniciadas em 1963 e permitiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com diversos quadros de “tesselas”, pertencentes a uma antiga quinta romana composta por três elementos principais: entrada, peristilo e exedra.

Do espólio recolhido aquando das escavações destacam-se moedas dos séculos II a IV d. C., cerâmicas, bronzes, ferros e uma estátua de Eros em mármore de Carrara. Villa Cardílio foi classificada como Monumento Nacional em 24 de janeiro de 1967.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque