Lançamento do livro «Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via»

0 182
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

No próximo dia 21 de janeiro, às 18 horas, na Igreja da Meia Via, será lançado o livro intitulado «Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via». A obra inclui o fac-simile do manuscrito do livro do Compromisso do Espírito Santo da Meia Via, datado de 1668.

A análise técnica dos fólios, do ponto de vista da conservação é da responsabilidade de Joana Rosa, a transcrição paleográfica é um trabalho de José Lúcio Mendes, enquanto a coordenação científica, a investigação e o texto são de Paulo Renato Gregório, também autor das fotografias atuais. As fotografias antigas provêm do arquivo de José Lúcio Mendes.

Após a cerimónia de lançamento do livro, seguir-se-á a apresentação da réplica da imagem da Santíssima Trindade, feita a partir da escultura original que integra o acervo do Museu Municipal de Torres Novas.

Ambos os projetos foram apoiados por Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e integrados numa candidatura de programação cultural em rede que envolveu os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos e que foi intitulada «Em nome do Espírito Santo», visando a promoção e desenvolvimento do património cultural, nas suas dimensões imaterial, etnográfica, artística e arquitetónica, tendo por base o culto e as festas do Espírito Santo.

Cartaz Compromisso

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.