Misericórdia de Tomar assinalou 513 anos de história com os «olhos» postos no futuro

0 933

20231209 125345A Santa Casa da Misericórdia de Thomar, realizou hoje, dia 9 de dezembro, as Cerimónias Comemorativas do 513º aniversário da instituição.

Do pograma comemorativo fez parte a celebração de uma eucaristia por intenção dos Irmãos e Beneméritos  falecidos,  na Igreja de Nossa Senhora da Graça (Misericórdia), que foi  presidida pelo Bispo de Santarém D. José Traquina, animada pelo Coro de Colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Tomar e pelo Maestro Brian MacKay;

Seguiu-se o Juramento dos 4 novos Irmãos, da Irmandade da Misericórdia de Tomar, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Seguiu-se um Almoço comemorativo, no restaurante O Infante.

Refira-se que a Santa Casa da Misericórdia de Tomar foi fundada a 8 de Dezembro de 1510, tendo como base a caridade e assistência social. É uma associação de fiéis constituídas na ordem jurídica canónica e surge com o objetivo de satisfazer as carências sociais, tendo sempre como ponto de referência o culto católico.

Nestas comemorações intervieram o Provedor da Santa Casa da Misericórdia que fez o balanço do trabalho realizado, nesta misericórdia em particular e salientou a importância estas instituições a nível nacional, as quais dão resposta a 165 mil utentes e empregam 145 mil pessoas.

Por sua vez o Bispo de Santarém, D. José Traquina referiu que o projeto entre a Misericórdia de Tomar e a da Vila Nova da Barquinha com vista à construção de uma unidade de cuidados continuados, é quase profética, uma vez que no futuro, o trabalho em parceria ou a agregação de  misericórdias para a realização de projetos poderá ser mais benéfico e alcançar objetivos maiores.

Ver reportagem na próxima edição impressa do Jornal O Templário.

20231209 120953
Irmãos e representantes das entidades oficiais convidadas

20231209 123021

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.