Moagem: Fábrica das Artes com novas normas de funcionamento

0 416
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

 A “Moagem – Fábrica das Artes” é um projeto artístico e cultural integrado no Complexo Cultural da Levada de Tomar, gerido e promovido pela Câmara Municipal de Tomar, abriu as portas ao público com a instalação de oficinas de artes tradicionais ligadas à Festa dos Tabuleiros e com ateliers criativos, a 16 de junho de 2021.

As normas definem o acesso e as condições gerais de utilização do espaço “A Moagem – Fábrica das Artes” situado Complexo Cultural da Levada em Tomar. A Portuguesa, datada de 1912, é uma unidade industrial instalada num edifício de cinco pisos com área total de 2000 m2 e planta quadrangular, inserido no limite sul do conjunto da Levada de Tomar. Integrada na tipologia das unidades fabris de moagem austrohúngara, é composta por moinhos de cilindros, os plansichters (peneiros mecânicos) e os sassores.
“A Moagem – Fábrica das Artes” é um projeto artístico e cultural do Complexo Cultural da Levada de Tomar, que se materializa num espaço de criação, investigação e experimentação, onde são disponibilizadas condições para submissão e consequente realização de projetos criativos, de forma a contribuir para a consolidação da identidade criativa local e com a programação do próprio equipamento cultural.
Centra-se na formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização e salvaguarda das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial de Tomar.
  “A Moagem – Fábrica das Artes”, pretende promover um conjunto de serviços: a) formação nas artes e ofícios tradicionais; b) a indução contínua da inovação nos produtos e processos de trabalho dos profissionais; c) condições para a investigação nas artes e ofícios e temas relacionados; d) o apoio à instalação e negócio de artesãos e profissionais do sector criativo ajustado às suas necessidades; e) um programa de residências artísticas e criativas que seja mobilizador da massa crítica internacional; f) uma oferta dinâmica e atrativa de experiências criativas que coloquem os turistas em contacto com os aspetos singulares da identidade e património regional; g) uma programação cultural que promova eventos relacionados com o tema da criatividade, do património, das artes e dos ofícios.
Fabrica das Artes 1 1024x683
Formas de instalação e Gestão 
1 – “A Moagem – Fábrica das Artes” compreende espaços de utilização múltipla, individual e/ou coletiva, no edifício da moagem A Portuguesa: a) 2 locais de trabalho em espaços comuns (2 salas, 4 pessoas); b) 1 espaço de utilização múltipla no piso térreo; c) 2 salas de utilização individual.
2 – “A Moagem – Fábrica das Artes” estará em funcionamento para os beneficiários desenvolverem atividade, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h25. 3 – Quartas-feiras, entre as 17h25 e as 22h00, sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, existirá a possibilidade de utilização do espaço para a realização de workshops, não dispensando o pedido de autorização prévio.
A abertura do espaço ao público será de abril a setembro com os seguintes horários: sexta-feira das 18h00 às 23h00, sábado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 23h00, e domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. 5 – A gestão do espaço é assegurada pela Câmara Municipal de Tomar.
“A Moagem – Fábrica das Artes” dirige-se a criativos, estudantes, investigadores, empreendedores, individualmente ou em equipa, cujas criações se encontrem relacionadas com a história, património, cultura local, e, em especial, que envolvam a economia do concelho de Tomar e/ou da região. a) Artesãos/criativos que necessitem de infraestruturas para realizar experiências e desenvolver produtos. b) Empreendedores nas áreas criativas. c) Estudantes que queiram participar em projetos de desenvolvimento de produto. d) Investigadores interessados na otimização de produtos e na respetiva produção de conhecimento.  e) Entidades de carácter social (associações, IPSS, e afins).
A seleção dos candidatos depende do número de vagas disponíveis e a escolha terá em consideração a missão e os objetivos da “A Moagem – Fábrica das Artes” e do próprio Complexo Cultural da Levada de Tomar, tal como os critérios de seleção devidamente identificados.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.