Igreja Matriz de Atalaia renovada após obras de requalificação

Com um custo de cerca de 370 mil euros, a obra foi cofinanciada a 85% pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020.

0 424
AntesDepois 1
Antes e Depois

A Igreja Matriz de Atalaia, Monumento Nacional do concelho de Vila Nova da Barquinha, ganhou um novo visual depois concluídas as obras de intervenção iniciadas em maio de 2021.

A requalificação estrutural do interior, a instalação elétrica do exterior e interior (com o objetivo de aumentar a eficiência energética), assim como a reabilitação dos pavimentos do adro, foram as principais intervenções da empreitada. A operação confere ao edifício um reforço estrutural e um embelezamento que é agora bem visível.

AntesDepois 4
Antes e Depois

Com um custo de cerca de 370 mil euros, a obra foi cofinanciada a 85% pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

Em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com atividades culturais e de visitação.

A Igreja Matriz da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal. Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede.

A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

AntesDepois 3
Antes e Depois

Fonte: CMVNB

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.