Onde pára o Brasão Real da Real Companhia da Fábrica de Fiação de Tomar?

João Elvas vai apresentar queixa crime pelo desaparecimento do Brasão

0 465
A pergunta é feita por João Elvas, sobrinho do antigo administrador principal da Fábrica, Eng. Trindade dia Santos.
João Elvas escreveu na sua página do facebook,  – estava “religiosamente” guardado e exposto na parede da sala principal da casa que servia de residência do meu tio e administrador principal da Fábrica, Eng. Trindade dia Santos.
Há poucos anos, o imponente Brasão de Pedra Mármore, de grandes dimensões e com algumas toneladas de peso, ainda estava no local, sobrevivendo ao avolumar das ruínas que recrudesciam por todo o lado.
Mas, até esta fantástica e histórica peça de arte, não resistiu aos invasores.
136094360 2110387299100841 7649281334782672487 n 1
Há pouco tempo, munidos de um qualquer bulldozer, um grupo de saqueadores derrubaram a grossa parede de pedra onde o brasão estava “chumbado” para o removerem e levarem! Roubarem, é o termo exacto!
Para quem nunca teve o privilégio de conhecer o Brasão Real da Fábrica de Fiação, deixo aqui um fotografia dele, que eu próprio tirei há alguns anos, durante uma visita pessoal e não autorizada, em que relembrei os tempos que passei naquela fábrica e as memórias dos meus pais, dos meus irmão e do meu tio.
Peço a quem ler este post que o PARTILHE  https://www.facebook.com/miguel.rezende.3910 e, caso saiba algo sobre o paradeiro deste Brasão, que alerte as autoridades, sem quaisquer receios.
Pela minha parte resta-me apresentar, a título pessoal, nas instâncias criminais, uma “queixa crime contra incertos.”
Algo que, desde logo, tanto o Sr. Liquidatário, como, também, a edilidade, deveriam ter feito, na altura certa”.
fabrica fiacao tomar1 780x470 1
Foto antiga da Real Fábrica de Fiação de Thomar
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.