Ourém avança com reabilitação da Capela de S. Sebastião

S. Sebastião na Freguesia da Atouguia.

0 385

O Município de Ourém tem em curso um projeto de reabilitação da Capela de São Sebastião, atualmente na fase de estudo prévio e a ser efetuado por uma empresa projetista especializada nessa área. Com a intervenção, pretende-se interferir o mínimo possível com a imagem e composição atual da capela. O objetivo é, acima de tudo, converter a capela e o espaço circundante num local de visitação, envolvendo várias entidades que acautelam as vertentes do património e ambiente.

Assim, e até que se iniciem as obras de reabilitação, o Município implementou uma solução provisória para proteção da capela, mediante a aplicação de uma tela impermeável e opaca, do tipo lona, apoiada por estrutura simples de madeira.

A Capela de S. Sebastião com estilo maneirista está situada em São Sebastião, Atouguia. Após a sua recuperação no século XVII, foi fortemente atacada pelas invasões francesas.

A sua estrutura com aparelho de pedra à vista é uma radiografia das intervenções sucessivas a que o edifício foi sujeito ao longo do tempo. No interior, sobressai a capela-mor com a base do altar e a cobertura em abóbada.

Numa planície, não longe dali, terão pernoitado as tropas de D. Nuno Álvares Pereira na incursão para batalha de Aljubarrota.

Em 2012 e 2013 esta propriedade do município foi submetida a uma primeira etapa de consolidação.

Fonte: CMO

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.