Deputados do PSD questionam Governo sobre obras previstas em estações ferroviárias no Médio Tejo

0 847
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Alvega Ortiga
Estação de Alvega/ Ortiga
IMG 20200909 111158
Estação de Alferrarede

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sequência de um comunicado das Infraestruturas de Portugal, os Deputados do PSD eleitos por Santarém apresentaram uma pergunta parlamentar no sentido de esclarecer o detalhe e a dimensão de um conjunto de obras de beneficiação que foram anunciadas pelas Infraestruturas de Portugal para as Estações Ferroviárias da linha da Beira Baixa, em particular no distrito de Santarém, designadamente Vila Nova da Barquinha, Santa Margarida (Constância), Tramagal e Alferrarede (Abrantes) e Alvega-Ortiga (em Mação).

Segundo a IP, os projetos têm como objetivo a melhoria das condições de mobilidade e acesso dos utilizadores e visam “a implementação das soluções técnicas mais adequadas, tendo em consideração a legislação em vigor, na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida”.

O Deputado Duarte Marques salienta que no caso particular de Alvega-Ortiga, o acesso, seja para pessoas com mobilidade reduzida, seja para idosos e menos idosos, “é perigoso, desadequado e impróprio de uma estação de comboios em pleno seculo XXI” pelo que importa esclarecer se “este tipo de problemas serão resolvidos”.

Praia Ribatejo 640x480 1
Estação de Vila Nova da Barquinha

Na missiva parlamentar, os Deputados lembram que “atualmente, cada vez mais pessoas se deslocam para estes concelhos do interior ao encontro de melhores condições de vida, em particular cidadãos que desenvolveram toda a sua vida adulta no litoral e procuram a tranquilidade do interior para gozar a sua reforma. Ora, muitos destes cidadãos vêem-se impedidos de utilizar o transporte ferroviário visto o acesso à plataforma na Estação de Alvega/Ortiga ser bastante difícil e desadequado a pessoas com menor mobilidade.”

As três Perguntas são as seguintes:

  1. Para quando está previsto o início das obras de requalificação em cada uma das Estações acima identificadas?
  1. Qual o tipo de intervenção que está prevista em cada uma das Estações identificadas, e em particular para a Estação de Alvega-Ortiga no que diz respeito aos acessos à plataforma para pessoas com mobilidade mais reduzida?
  1. Qual o montante financeiro previsto para o investimento em cada uma destas cinco estações ferroviárias e para quando está previsto o término das respetivas intervenções?
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.