Eleições: Há cinco presidentes de junta, no concelho de Tomar, que não podem recandidatar-se ao cargo
Nas eleições autárquicas deste ano.
2025, é ano de eleições para os órgãos autárquicos, câmaras, assembleias municipais e assembleias de freguesia. O ato eleitoral deverá ocorrer em setembro ou inicio de outubro.
De acordo com a limitação de mandatos, há autarcas que não podem recandidatar-se ao mesmo cargo, devido completarem três mandatos consecutivos no exercício do mesmo.
Antevendo essa situação, Anabela Freitas, ex-presidente da câmara de Tomar, decidiu sair da autarquia tomarense e integrar os órgãos sociais do Turismo de Centro.
No que diz respeito às assembleias de freguesia, no concelho de Tomar, há vários autarcas que não podem recandidatar-se a presidente, são eles: Augusto Barros (PS) presidente de Junta da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais (também designada por Junta Urbana); António Graça (PS) da Junta de Freguesia da Sabacheira; João Luís Alves (PSD) presidente de Junta da União de Freguesias de Casais e Além da Ribeira. Carlos Rodrigues (PS), presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Américo Pereira (Independente), presidente de Junta da União de Freguesias da Serra e Junceira.
Contudo, os mesmos autarcas, podem integrar as listas para outros cargos.