Eleições presidenciais: Hugo Costa apoia Ana Gomes

O presidente da Federação Socialista do Distrito de Santarém, Hugo Costa, tornou hoje público, na sua página do facebook, que vai votar na candidata Ana Gomes e explica a sua decisão.
“Na Comissão Nacional do Partido Socialista foi deliberado que não haveria uma posição formal de apoio do PS a qualquer candidatura presidencial, sendo a liberdade de escolha o princípio.
Concordando com este princípio, pelo qual votei favoravelmente, preferia que o PS tivesse uma candidatura que federasse a esquerda e o partido. Não existe.
Porém, em política temos de tomar opções.
Por isso, no tempo que vivemos essas opções devem ser racionalizadas e pragmáticas.
Quem me conhece sabe que nunca apoiarei ou votarei em candidatos conservadores e de direita. E só o faria num caso extremo para salvaguardar o Estado de Direito que só é possível com um candidato democrático.
Temos esse exemplo se nos recordarmos de recentes eleições francesas.
Reconheço muitas qualidades no atual mandato presidencial (contribuição para a estabilidade, proximidade e muitos outros) mas em política devem existir alternativas.
Neste caso, combater a extrema direita é não permitir que esta federe a oposição e o descontentamento.
No atual contexto nunca apoiaria ou votaria em candidatos oficiais de outros partidos.
E por isso, o meu posicionamento será em nome dos valores que defendo do humanismo, da democracia, da preservação das instituições e da nossa República.
No passado apoiei as candidaturas de Mário Soares, Manuel Alegre e Sampaio da Nóvoa. Hoje confesso que nenhuma candidatura me coloca o entusiasmo do passado.
No entanto, e no contexto atual, creio que só uma candidata estará melhor posicionada para combater a Extrema Direita. Apesar de nem sempre ter estado de acordo com todas as decisões e ações ao longo do seu percurso, reconheço-lhe a ação democrática, a defesa da República. É uma voz que fez a diferença na diplomacia portuguesa e na representação como eurodeputada.
A defesa da democracia, da liberdade e da solidariedade são os valores centrais numa escolha política.
Pesando todas essas dimensões, apoiarei a candidatura de Ana Gomes, a única candidata da minha área política e capaz de contrariar a tendência dos avanços da Extrema Direita”.