No ano em que celebramos os 50 anos da vitória da democracia sobre o fascismo, comemoramos igualmente meio século de existência da Juventude Socialista.
O movimento lançado poucos dias após a revolução, cedo se ergueu como um pilar essencial para a consolidação do cenário político e social do Portugal democrático. Da estrutura nacional às estruturas locais, a JS tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos ideais progressistas e na representação dos jovens portugueses, formando líderes do futuro.
Basta olhar para Tomar. Grande parte dos dirigentes do PS local iniciaram o seu percurso na JS até hoje assumirem funções de alta importância. A JS formou quadros para que, por exemplo, pudéssemos ter hoje, um Presidente de Câmara, um Presidente da Assembleia Municipal, e vários autarcas.
Essa sua passagem traz uma vantagem: o reconhecimento pelos nossos autarcas do papel dos Jovens na comunidade local, a preocupação com questões relacionadas com educação, emprego, habitação, direitos sociais e ambientais.
E principalmente, o reconhecimento que Tomar precisa da Juventude para se rejuvenescer.
Da nossa parte, contem com a Juventude Socialista de Tomar para continuar a moldar a nossa cidade num espaço de juventude. Uma cidade dos jovens e para os jovens.
Parabéns, JS! Venham mais cinquenta.
Diogo Sereno – Presidente da Juventude Socialista de Tomar e Membro do Secretariado do PS Tomar