Projeto «Aveiros do Tejo» leva cultura avieira a escolas do concelho

Em Santarém.

0 477
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Está a decorrer junto do público escolar um projeto de divulgação da cultura avieira. Ação ‘À Descoberta da Cultura Avieira’ é uma iniciativa do projeto ‘Avieiros do Tejo’, e faz parte da Oferta de Recursos Educativos 2023-24 do Município de Santarém, sendo promovida pela Sala de Leitura Bernardo Santareno/Biblioteca Municipal de Santarém e pela Escola Superior de Educação de Santarém.

Tem como público-alvo as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 3.º e 4.º anos, que são convidadas a assistir a sessões com a duração de 45 minutos, ao longo das quais os jovens estudantes ficam a conhecer a história da cultura avieira, desde os primórdios, como chegou e como se implantou na região do Ribatejo, instalando-se nas margens do rio Tejo.

A iniciativa começa com uma deslocação ao museu instalado na aldeia ribeirinha, ‘Escaroupim e o Rio’, acompanhada por Inês Radita, técnica da autarquia local.  Segue-se a visita a uma casa de construção palafita, onde os alunos terão oportunidade de conhecer cada detalhe desta peculiar cultura.

Sendo este projeto uma novidade, será também apresentado no âmbito da Oferta de Recursos Educativos, do Município de Santarém, no próximo ano letivo, dando oportunidade de outros alunos conhecerem e apreenderem um pouco desta cultura e identidade que é do nosso país, como forma de sensibilizar e salvaguardar este património cultural.

03

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.