Presidente da Câmara de Tomar candidata-se à presidência do Turismo do Centro

Caso seja eleita, renunciará à presidência da Câmara de Tomar.

0 999
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A presidente da Câmara de Tomar e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é candidata à presidência do Turismo do Centro de Portugal e, caso seja eleita, renunciará às funções autárquicas, avançou a própria à agência Lusa.

Sem título

Anabela Freitas afirmou que tencionava apresentar formalmente a sua candidatura na próxima segunda-feira, durante a inauguração do Centro Interpretativo Tomar Templário, mas, tendo em conta que a sua candidatura já foi noticiada pelo Diário de Coimbra, confirmou que concorre às eleições que se realizarão em 26 de julho e que também já tem outro candidato anunciado, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O atual presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, está impedido de se candidatar a novo mandato, será candidato à presidência da Assembleia Geral, disse.

Anabela Freitas apresenta-se como uma candidata de “continuidade”, salientando que integra atualmente a Comissão Executiva do Turismo do Centro.

Pedro Machado disse esta semana à Lusa que deseja uma “transição tranquila”, pois seria prejudicial que “houvesse agora saltos, ou cortes epistemológicos, por assim dizer, naquilo que é o trabalho de afirmação do conhecimento da marca Centro de Portugal”.

Realçando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, o qual, disse, permitiu o aumento do número de visitantes na região Centro, Anabela Freitas afirmou ser igualmente seu entendimento “que deve haver uma continuidade”, sobretudo numa altura em que está em negociação um novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

A autarca invocou a sua experiência neste tipo de negociação, enquanto presidente de uma Comunidade Intermunicipal, e o facto de ter participado na elaboração da estratégia do Turismo Centro Portugal para o próximo QCA.

“Acho que tenho condições para poder desempenhar este papel”, declarou.

Caso seja eleita, Anabela Freitas irá renunciar ao mandato de presidente de câmara, o último que pode exercer, por ser “uma função a tempo inteiro que não é compatível com outras funções”.

“Estou a 100% presidente de câmara, que acumulo como presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e quando ganhar a eleição estarei a 100% na Entidade Regional de Turismo do Centro”, declarou à Lusa.

A votação para a liderança do Turismo Centro Portugal decorre num colégio que integra os 100 municípios abrangidos, o Turismo de Portugal e ainda cerca de 70 entidades privadas do setor, sendo os mandatos de cinco anos, num máximo de dois mandatos.

Curiosamente, as últimas reuniões do executivo tomarense foram presididas pelo vice-presidente Hugo Cristóvão, que deverá assumir a presidência da Câmara de Tomar,  caso Anabela Freitas seja eleita para a presidência do Turismo do Centro.

Recorde-se que esta estratégia política de deixar a presidência, no último mandato, antes do mesmo estar concluído  já fez escola em Tomar, quando António Paiva, do PSD, deixou a presidência e esta foi assumida por Corvelo de Sousa e nos mandatos seguintes foi a vez de Carlos Carrão substituir Corvelo de Sousa na presidência.

Fonte: Lusa

 

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.