Bloco de Esquerda quer uma nova ponte entre a Chamusca e a Golegã

0 589
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

chamusca

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou dia 24 de janeiro último na Assembleia da República a proposta de incluir no Orçamento de Estado para 2020 a Construção de uma nova travessia do rio Tejo, entre a Chamusca e a Golegã.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda considera que esta obra estruturante para o distrito, que foi objeto de uma resolução aprovada por unanimidade na última legislatura, deve ser incluída como prioritária já para este Orçamento de Estado. (Resolução da Assembleia da República n.º 142/2018, https://dre.pt/application/conteudo/115578261, aprovada em 26 de abril de 2018).

Os Deputados do Bloco de Esquerda lanaçam ainda o desafio aos restantes partidos, em especial os deputados eleitos pelo distrito, a passar das palavras aos atos e votar favoravelmente esta proposta a incluir no Orçamento de Estado para  melhorar a vida das pessoas.

Nota justificativa:
A Ponte João Joaquim Isidro dos Reis, a chamada Ponte da Chamusca, na Estrada Nacional 243, entre a Chamusca e a Golegã, no distrito de Santarém, é a via rodoviária direta entre os dois concelhos.
As duas faixas de rodagem, ao longo dos 756 metros da estrutura de ferro, foram um enorme avanço em 1909, quando a ponte foi inaugurada e abandonadas as anacrónicas barcas que asseguravam a travessia do rio Tejo.
Cento e dez anos depois, esta ponte constitui um enorme estrangulamento que impede a fluidez do tráfego e asfixia a atividade económica da região. Tem, além disto, evidentes implicações na segurança das populações, pois já ficaram imobilizadas ambulâncias, no meio de trânsito.
O problema agravou-se desde que, em 2013, se concluíram obras de requalificação da estrutura. Hoje é ainda mais difícil a circulação e o cruzamento de camiões, sendo frequentes os bloqueios por largos períodos, com enormes filas de  viaturas de um e outro lado da ponte.
A solução definitiva do problema impõe a construção de uma nova ponte, há muito prevista num troço do IC3 que falta construir. Esta é a solução, há muito reclamada pelas populações pelas autarquias locais, cuja concretização se torna todos os dias mais premente.

ponte

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.